Paternidade


A maioria das mães diz que o pai ajuda a cuidar do bebê, porém o pai deve exercer sua função fazendo de tudo para o bebê, exceto amamentar que é a única atividade que só a mãe pode realizar quando o bebê mama no peito.


Ele pode dar banho, fazer o bebê dormir, trocar fralda, brincar com o bebê, cortar a unha, acalmá-lo quando estiver chorando, entre outras coisas.

No entanto o que percebo que acontece e já ouvi alguns pais relatarem é que a mãe não dá espaço para eles criarem um vínculo com o bebê. Muitas vezes o pai está com o bebê no colo e quando o bebê chora a mãe já vem e tira dele para acalmar. Com isso, ela faz com que seu bebê não aprenda a se acalmar com o pai e ao mesmo tempo está aumentando a carga de trabalho que tem com o bebê, que a longo prazo vai gerando um esgotamento emocional. Então se o bebê já estiver de barriga cheia, deixe com o pai que ele vai dar um jeito de acalmá-lo.

É importante transmitir confiança ao pai nos cuidados com o bebê, pois para aprender esses cuidados é apenas praticando e mesmo que ele não fizer do jeito que você está acostumada, o importante é ele fazer, não tem jeito certo ou errado, tem o seu jeito e o jeito dele. Com o tempo ele vai criando habilidades e encontrando a melhor maneira de cuidar do bebê.

Aqui em casa meu marido sempre participa de tudo, até na hora de amamentar muitas vezes ele está por perto, levando água para mim, lavando a concha que eu utilizava no início, ele sempre se fez presente e eu confiei nele nos cuidados com a nossa filha. E não posso negar que ele acalma a Melanie melhor do que eu e é um paizão que me deixa muito orgulhosa!

Como foi por aí, o pai do seu bebê conseguiu criar um vínculo com ele? Você tinha dificuldade em deixá-lo ficar com o bebê?

#paternidade #serpai #pai #sermae #maternidade #mae #Psicologia #terapia #façaterapia #perinatal #psicologiaperinatal #gravidez #gestante

Jully de Oliveira Manduca
Psicóloga Clínica
Contato: (19) 99641-6511
https://www.instagram.com/jullymanducapsicologa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esgotamento Emocional na Maternidade

Depressão Pós Parto

Estresse na Gestação