Esgotamento Emocional na Maternidade


Muitas mães, após o nascimento do bebê, acabam passando por um esgotamento emocional. Por que isso acontece? A mãe tem um acúmulo de atividades e pensamentos sobre o que deve fazer naquele dia: precisa comprar fralda, levar o bebê ao pediatra, para tomar vacina; tem que organizar a casa, lavar roupa, tirar o lixo; arrumar a bolsa para sair; amamentar; tentar não parecer tão cansada quando o marido chega ou quando vem uma visita.


Algumas pessoas olham para a mãe e pensa: “Mas ela está em casa o dia todo, pode descansar quando o bebê está dormindo, não pode ser tão cansativo”; no entanto, além desse acúmulo de atividades, a mulher está passando por mudanças hormonais e físicas e o bebê realmente toma o tempo todo e quando está dormindo, a mãe acaba fazendo algumas atividades que não conseguiu fazer quando ele estava acordado. Por isso, não se pode julgar uma mãe cansada.

É importante dividir as tarefas em casa se for possível, delegar algumas atividades ao companheiro ou para a rede de apoio que puder ajudar. Uma pessoa em esgotamento emocional se irrita com tudo o que acontece; não pode nem ouvir a voz do companheiro que já fica irritada; qualquer problema já é um gatilho para uma explosão.

Outros sintomas que ela pode sentir são: sentimento de culpa, fracasso, impotência, exaustão, pessimismo, irritabilidade, tristeza, falta de motivação e prazer nas atividades, no cuidado com os filhos e com seu companheiro.

Se você está se sentindo assim, compartilhe com as pessoas que estão a sua volta, não deixe isso se acumular pois isso pode se agravar e até passar a ser um transtorno. Se organize para fazer coisas que você gosta, algum exercício físico, se arrumar, sair para passear, ir à casa de alguém; ocupe-se também de atividades prazerosas, porque ser mãe é maravilhoso, mas se esquecermos da mulher que existe em nós, a maternidade pode se tornar um pesadelo.
E lembre-se sempre: Você não vai dar conta de tudo e está tudo bem!!!

Você passou ou está passando pelo esgotamento emocional? Como você se sente ou sentiu?

#esgotamento #esgotamentoemocional #sermae #maternidade #mae #Psicologia #terapia #façaterapia #perinatal

Jully de Oliveira Manduca
Psicóloga Clínica
Contato: (19) 99641-6511
https://www.instagram.com/jullymanducapsicologa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depressão Pós Parto

Estresse na Gestação